quarta-feira, 31 de agosto de 2011

chapa, chapinha, prancha, pranchinha!

São tantas as maneiras de falar, de apelidar um ferrinho chapado para alisar cabelos! haha

Esse ferrinho, ou melhor, a chapinha, é para alisar super alisado um cabelo que ja foi secado com secador, entendeu?

Geralmente quem escova e depois chapa são aquelas pessoas que tem muito cabelo e quando só escovam mais parecem ter apenas assustado o cabelo com o jato do secador, sabe como é? Aliás, a chapinha tem que ser passada somente depois de escovar.
Outras pessoas que eu digo que devem fazer são as de cabelo muito encaracolado, enrolado, miojinho. Porque esse tipo de cabelo é muito mais fácil de voltar ao normal, dai o cabelo vira aquele leãozinho nada sexy.

Há vários  tipos de chapinha: larga, fina, super fina, super profissionais ou convencionais pra usar em casa, grandes ou pequenas pra carregar na bolsa e até as que a gente duvida que existe. E também tem as de cerâmica, de íon, e tantas outras. A diferença são pequenos benefícios que uma ou a outra trás, mas se você sabe fazer uma boa chapinha, qualquer uma delas serve.

As mais conhecidas e mais utilizadas são as largas e as finas.
As largas são indicadas para cabelos compridos que dão aquele acabamento mais natural, se são mais curtos dão aquele efeito chapado que você vê de longe, com as pontas retas.
E as finas são pra cabelos super curtos, curtos ou medianos (eu uso) elas proporcionam um alisamento de pontas retas, alisam e modelam, e ainda dá pra enrolar o cabelo tipo babyliss. Acho que esse tipo não pode ser mais prática, porque quando você quer mudar, tem mais liberdade.

Acredito que pra usar chapinha, qualquer pessoa pode, com excessão é claro, de crianças que não menstruaram, pois o risco de prejudicar a saúde é muito mais grave. Chapinha, tintura, descoloração, progressiva, é tudo proibido, pode consultar. E meninos com franja alisada com química também não é legal né, fica aquela coisa, parece um bicho morto na testa.


A regra pra passar chapinha é basicamente a mesma de fazer escova, separe em 4 partes, pegue mexas finas para que a chapinha passe na frente e atrás dos fios. Não adianta pegar uma mexona sendo que não vai alisar. Não adianta, pegue uma mexinha fina por favor. Obrigada.

Não precisa encostar no couro cabeludo, se encostar você vai queimar. Portanto deixe uma distânciazinha significativa, mas não muita, porque se não a sua raíz vai enrolar e o resto do cabelo vai estar liso, então já sabe né leãozinho...

Fio de Cabelo

Há muitos cabeleireiros que dizem: "passar chapinha uma ou duas vezes apenas da raiz as pontas basta!", mas eu discordo. A primeira vez você ajeita a chapinha na raiz pra segurar todos os fios com ela fechada. A segunda você alisa da raiz até quase as pontas. A terceira você vai até as pontas e a quarta você finalisa com as pontas pra dentro ou pra fora ou retas - você escolhe. Mas pelo amor, não faça movimentos de vai e vem com  a chapinha fechada! O seu fio de cabelo é como se fosse camadas e mais camadas uma por cima da outra. Já viu um fio no super zoom? 
Então se você fizer movimentos de vai e vem o que vai acontecer? Seus fios ficarão mais frágeis. E abrir e fechar a chapinha não é díficil né, vamos combinar!


Ah! Uma pequena observação: se sair fumacinhas do seu cabelo e não sair cheiro de queimado, significa que seu cabelo está umido ainda. Que a sua escova não foi bem sucedida, ou se você deixou secar no natural, ainda há fios umidos no meio. Então, não se assuste! Só tente secar melhor com o secador, porque secar na chapinha vai acabar com os seus cabelos.
No caso de sair cheiro de queimado, é porque a chapinha está muito quente e está realmente queimando seus fios.

Outra dica interessante é passar um óleo pré-chapinha. Um leave-in termoativado, com silicone ou queratina, quando você for na perfumaria, vai ser fácil de encontrar.E após passe um óleo hidratante para abaixar aqueles fiozinhos quebrados, ou aqueles rebeldes sem causa!

A chapinha faz mal ao cabelo, mas se você usar corretamente ela pode ser usada todos os dias - sim!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Me desculpe!

Estou tão empolgada com os cortes, pegando fotos, pensando como eu formatarei que me esqueço do blog! Sério!
Tenho tanta coisa, não sei se são todas interessantes pra vocês, mas eu acho tudo muito diferente (:

Espero que vocês aprovem, se quiserem me ajudar eu agradeço, tem MUITA coisa pra explorar ainda.
Corte feminino eu tenho mais que masculinos é claro.
Não estou pegando corte dos famosos tudo bem?

Portanto, vou demorar mais um pouquinho pra postar,

por favor! Não fique desapontada(o) por eu estar demorando, pois quero fazer o melhor, se eu vier e postar qualquer coisas, vocês não irão gostar, então...


(((:

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chegou a hora: Como fazer uma boa escova! (ou pelo menos tentar)

Você sabe? Conhece alguém que sabe e tem invejinha? Chegou a SUA hora de aprender!


Bom, tudo começa com um cabelo muito, mas muito bem lavado, porque se não, não terá resultado bom nem aqui nem na China! hahaha
Portanto comece com o pé direito, depois o esquerdo e vá tomar um banho e use as minhas dicas para deixar seu cabelo leve e sedoso!
Depois de banhar, se secar e colocar uma roupa, pegue a toalha de banho mesmo e tente enxugar seus cabelos tentando retirar o máximo de umidade.
Feito isso use uma escova larga ou um pente de dentes largos, penteie das pontas para a raiz que ajuda a quebrar menos os fios.
Você notará que o seu cabelo ainda está úmido demais, se quiser use a toalha novamente ou se não já pegue o secador para o primeiro passo:


  • Primeiro Passo: É muitíssimo importante retirar o excesso de umidade dos fios para que você sofra menos com o calor do secador, os seus fios sofram muito menos, além de ficar mais rápido para modelar. Então divida seu cabelo da maneira em que achar mais fácil para depois escovar. Em duas partes (como maria chiquinha); em três partes (duas na frente e uma atrás como um rabo de cavalo); em quatro partes, que particularmente acho mais prático (duas na frente e duas atras) ou em cinto partes no caso de você usar franja e querer separa-la.
  • Segundo Passo: Ligue o secador.
  • Terceiro passo: Pegue uma das partes em que queira começar e passe o secador. É muito importante também que você NÃO ENCOSTE O SECADOR NOS FIOS, pois isso não aumentará a potência da secagem ou secar mais rápido, somente queimará seus cabelos.
  • Quarto Passo: Assim que você não sentir suas mãos frias por conta da água, prenda e repita o processo no  restante das partes separadas.


Terminou? Então vamos escovar.
* Tenha um secador de pelo menos 1900 Watts de potência, porque ajudará a ter um resultado mais sedoso em menos tempo. Mas cuidado, 1900 é forte e mais fácil para te queimar e queimar os seus cabelos.


* Tenha uma escova de duas cerdas 








Ao longo de 6 anos seguidos (desde os meus 14 anos) até hoje faço escova em mim mesma. Acho que já posso dar umas dicas não?



1ª Dica: Para fazer uma escova leve, não pegue uma mecha muito grossa, separe uma mecha fina, para que a escova deslize com facilidade e não canse o seu braço;






2ª Dica: NÃO ENCOSTE O SECADOR NA ESCOVA, isso não aumentará a potência de secagem, só vai queimar o seu cabelo e a escova, deixe uma distânciazinha.










3ª Dica: Se você quiser uma escova com cara de que fez no salão , coloque a escova por CIMA dos fios, assim ele dará o efeito de estar em camadas, com as pontinhas para fora.
















4ª Dica: Se você quiser que fique uma escova mais natural, caso tenha um cabelo mais reto sem variação de camadas, faça com a mecha por CIMA da escova. Isso resultará em pontas mais retas ou curvadas para dentro.
Isso é bom também para quem tem pouco cabelo, pois assim passará a impressão de ser um cabelo mais volumoso, mais natural e mais bonito.


















5ª Dica: Ao segurar o secador, não deixe ele virado diretamente para a raiz, você vai se queimar.
Deixe ele levemente inclinado, com o bico em direção ao comprimento dos fios. Além de secar melhor e não te queimar, você conseguirá alisar seus cabelos deixando ele baixo, sem volume.








6ª Dica: Para secar a raiz sem se queimar, dê um leve puxão com a escova, assim na hora em que você passar o secador com o bico deitado você não sofrerá pois não vai te queimar. Só te queimará se você encostar no couro cabeludo e deixar por segundos.


7ª Dica: Particularmente prefiro fazer uma mecha de cada lado. Por exemplo, se você começar pela parte de trás, na nuca (que acredito ser mais fácil e correto) pegue uma mecha do lado direito e depois que estiver lisa pegue uma do lado esquerdo. E assim siga no ritmo, pois acredito que se você secar todo o lado direito primeiro, quando você passar a secar o lado esquerdo a umidade voltará a reinar no lado que já foi seco deixando um cabelo bem esvoaçante.


8ª Dica: Faça movimentos repetitivos da raiz as pontas (com o bico direcionado para o comprimento) deixando alguns segundinhos a mais na raiz para que ela fique totalmente seca. Passe o secador 3, 4, 5, 6 vezes da rais ao comprimento, girando a escova. Depois troque o lado da escova, se você começou com ela por cima do cabelo, coloque-a em baixo e repita o processo, troque novamente e repita. Se você percebeu que já está liso e bem seco, P-A-R-A-B-É-N-S! Você já terminou a primeira mecha! Agora só faltam 200 para repetir o mesmo processo! HaHaHa!
Tomou um leve susto não? Calma, só será esse pouquinho se você for o Primo ITI da Família Adams! haha










9ª Dica: Para que a frente do seu cabelo, no caso a sua franja, fique com 
cara de natural sem ficar lambida na testa, separe uma mecha  e escove para a frente, depois puxe assim com esse mesmo movimento para trás, deixando ela leve, lisa, fofa e com bastante movimento.








Para finalizar todo esse trabalhão que você teve, que espero que tenha ficado perfeito é claro, deixe o secador no "frio" e passe o jato em tudo, para selar as cutículas e deixá-lo bem leve.


10ª Dica: Use reparador de pontas. Repare bem que é de PONTAS, não para todo o cabelo. Então por favor, aplique uma pequena quantidade (uma gota e meia) do óleo na palma da mão, esfregue nas duas palmas e distribua nas pontas, em seguida faça movimento como se fosse prender como rabo de cavalo e passe a mão também. Finalize com aquele resto dos restos do óleo que sobrou na sua mão e passe na frente, naqueles "cabelinhos novos" sabe? Que ficam bem na nossa testa e que incomoda muita gente. 
Mas não se esqueça, é pouquíssimo óleo mesmo, pois se não, de nada adiantará todo o tempo escovando, puxando, queimando suas madeixas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hidratar: quando, qual cabelo, porquê?


O assunto de hoje vai tratar nada mais nada menos que hidratação.
Não é muito diferente de condicionar.

Bom, é expressamente PROIBIDO novamente, ir diretamente na raiz.

Não sei porque as pessoas insistem.

A hidratação é uma forma simples de alimentar os seus cabelos com vitaminas que estão em falta.
Basta você comprar um bom creme e aplicar.
O cabelo que sente mais falta disso é aquele crespo/encaracolado/ondulado, porque é o que todas adoram tacar creme de pentear e não sabem o mau que está fazendo.
Mas não somente esse tipo de cabelo precisa desse detalhe, os cabelos quimicamente tratados sofrem MUITO pela falta de cuidado, os que são alisados artificialmente por secador e chapinha, também precisam de cuidado, porque ficam totalmente expostos a um calor excessivo.


Mas digo outra coisa, se você não faz nada, não tem o cabelo enrolado, não usa chapinha, o seu cabelo também vai pedir maiores cuidados. Portanto trate de gastar um dinheirinho para deixar ele com brilho e bem leve.


O tempo estimado para uma boa hidratação é cerca de 10 a 20 minutos.
Para fazer é simples, lave muito bem com shampoo, se não for da mesma marca, não há problema.
Depois de enxaguar muito bem, aplique uma PEQUENA quantidade de creme na palma das mãos, espalhe e aplique no comprimento do cabelo, não na raiz.
Separando mechas com as mãos, massageie fazendo movimentos de alisamento, sabe aquele que você fica passando as duas mãos na mecha? Pois é, conforme você vai alisando aumente a velocidade, porque dai a quentura da sua mão vai passar para os fios, deixando-os mais leves e macios. Logo você perceberá isso.


Depois do processo em todo o cabelo, descanse deixando pelos 10 minutos.
Quando for enxaguar não deixe resíduos, porque se não, não vai parecer que você hidratou, ele estará um bloco carnavalesco, feio e sem brilho. Então enxague de verdade deixe cair bastante água, sinta o seu cabelo mais leve.
E pronto! Seque da maneira como quiser, e não taque cremes para pentear, porque se não o resultado não será notado.


Ah! E não se esqueça, para um cabelo muitíssimo danificado faça hidratação de semana em semana, para um cabelo que só precisa ficar mais bonito faça de 15 em 15 dias, isso é o ideal. Se você acha que seu cabelo não precisa de mais hidratação, diminua para 1 vez ao mês.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Condicionar, será que você sabe?

Vamos ver, você tem costume de encher a mão de condicionador, ou coloca pouquinho?
Vai direto na raiz, ou apenas nas pontas?
Isso é um assunto sério. De verdade.


É expressamente PROIBIDO condicionar os cabelos diretamente na raiz.




























Isso faz MUITO mal pra saúde dos cabelos. Sabe aquele cabelo sem brilho, sem vida que parece eternamente sujo? É isso, a pessoa não cuida, não se preocupa, ou não procura cuidar. 
Quando estamos no banho,as mãos vão direto ao couro cabeludo, mas o que muita gente não sabe é que o nosso organismo gera um tipo de oleosidade natural para proteger a raiz. E o condicionador é oleoso também, então o que acontece se for direto na raiz?
Oleoso, ensebado, sem brilho, sem vida para os seus cabelos.


Portanto tome cuidado ao condicionar os cabelos, passe certamente apenas nas pontas, deixando uns 3 dedos da raiz, você vai notar a diferença, além de ficar um cabelo leve e macio, ele terá mais vida.


Mas essa dica do condicionador também fica para os homens. Se você tem o cabelo curto PRA QUE passar condicionador? Você não precisa. Isso só vai te dar caspa, ou até mesmo causar queda.
O correto é apenas lavar, e se você quiser modelar, aplique um pouquinho de modelador, ou de pasta capilar.




Isso basta, você ficará com um cabelo bonito e saudável.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como lavar os cabelos?

Ás vezes comento que todo mundo deveria fazer o módulo básico de cabeleireiro.
Sim, porque assim todos aprenderiam a não desperdiçar shampoo ou o condicionador como gastam.
Não preciso presenciar banhos para saber isso haha, quando eu fiz curso as pessoas pegavam toneladas de shampoo, inclusive eu mesma, e o professor ensinou que não precisamos de tanto shampoo para deixar um cabelo limpo.

Então foi nessa atividade que cheguei a conclusão de que todo mundo deveria fazer curso. E como bem sei que a maioria não quer/não gosta/ não vai fazer, criei o blog! (:

Será nesse ritmo, coisas simples, que a gente PRECISA saber e aprender.


Venho falar a primeira e principal parte:
Como lavar os cabelos?

Como disse, muita gente não sabe!
Pega  um litro de shampoo despeja bem no topo da cabeça esfrega e acha que tá limpo. Ô tá lindo assim, você sairá com um cabelo cheio de sebo.


A maneira mais correta, é pegar o shampoo em pequena quantidade, espalhar entre as duas mãos, e começar das pontas, não direto na raiz como muita gente faz (se não fizer muita espuma, e você gosta tanto de espuma, calma, um cabelo sujo quando recebe a primeira lavagem costuma não produzir).
Esfregue, massageando com a ponta dos dedos, não precisa raspar a cabeça com as unhas, porque isso só vai machucá-la, a sua cabeça merece melhor atenção; vá devagar, relaxando e logo enxágue.
Depois desse processo gostoso, que você já está relaxada, pegue mais uma pequena quantidade de shampoo e espalhe por todo o cabelo. Você vai notar que aparecerá mais espuma dessa vez, portanto isso quer dizer que seu cabelo já está mais limpo. Massageie, esfregue as pontas e enxágue.
Viu? Não é simples? Sei que parece bobagem, mas não é!
Experiência própria!

Um detalhe que devemos ter bastante atenção é a escolha do shampoo.
Você só tem que analisar o SEU cabelo, de mais ninguém, enquanto você não tem o que fazer faça uma analise, passando o dedo no couro cabeludo, pegando um fiozinho e analisando, olhando as pontas.
Repare bem se quando passa os dedos na raiz, ela é oleosa, repare se o fio tem mudança de textura, repare se as pontas estão secas (mas cuidado ao analisar as pontas, as vezes você pensa que é seca, mas na verdade está precisando aparar).
Não preciso comentar também, que se você não tiver nenhuma característica descrita, você é feliz, seu cabelo é normal!
Agora, se você é como eu, que gosta de mudar de cabelo, como de roupa, ou nem mudou mas usa secador e chapinha, então apele para shampoos que dizem ser hidratação profunda, ou de restauração.


Até a próxima, estou indo lavar o meu cabelo agora! (:

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

prático, simples e fácil!

Isso mesmo! como lavar os cabelos!

Ahá, te peguei! Você não imaginava que seria sobre cabelos não é?
Mas fique sabendo que é. O próprio nome ja diz: DES-CABELADAS! (palmas)
Espero explicar de maneira simples e funcional dicas de como lavar - sim, muita gente não sabe! pois é pois é pois é - pentear, cuidar e o que eu me recordar (:

Também espero que a cada post vocês comentem, critiquem, digam o que der na telha, para que no próximo eu faça melhor!


então até a próxima!


*minhas ideias estão borbulhando!